1 Não usar HTML
As mensagens codificadas em HTML, tem seu tamanho consideravelmente aumentado. Isso acarreta alguns inconvenientes, tais como:
- Aumento no tráfego da rede e na demora da Internet
- Aumento no tempo para download das mensagens
- Necessidade de ampliação dos meios físicos para armazenamento dessas mensagens, tanto no computador do usuário quando nos dos provedores.
- Os provedores que tem seus servidores de e-mail baseados em Windows NT não têm problemas com mensagens formatadas em HTML. Mas, há provedores baseados em outras plataformas que não suportam mensagens com formatação. O resultado é que essas mensagens formatadas ou com caracteres acentuados são transformadas em símbolos ilegíveis.
2 Registos anteriores
Algumas listas possuem registo das mensagens que já circularam. Sempre verifique nestes registos se a sua duvida já foi respondida, assim você evita repetir questões já resolvidas.
3 Acentuação das mensagens
Em virtude da inexistência de um padrão universal de codificação de caracteres correspondente entre todos os programas de E-Mail e entre sistemas operacionais, evite usar acentos, cedilha e til no campo assunto (subject), mesmo que o seu computador permita, pois os caracteres acentuados poderão ficar ilegíveis para muitas pessoas.
4 Coerência
Ao escrever, lembre que está escrevendo para várias pessoas, que podem enviar a sua mensagem para muitas outras listas, portanto muita gente pode receber a sua mensagem. Assuntos com fundo político, religioso ou étnico devem ser tratados com especial cuidado.
Envie somente mensagens que sejam de interesses da maioria. As experiências pessoais em coisas de interesse comum são bem vindas.
Sempre que uma dúvida sua seja esclarecida ou uma sugestão recebida tenha dado um bom resultado informe os colegas "listeiros". Evidentemente não é educado receber ajuda e e sequer avisar sobre o resultado.
5 Presteza e Quotes
Procure responder as mensagens que recebe o quanto antes. Quando responder uma mensagem, elimine o máximo da mensagem anterior. Só repita (ou seja, só faça "quote") a parte necessária para que o assunto tenha continuidade.
6 Anexos
Um recurso a ser usado com muita moderação são os arquivos anexados ao e-mail, os "attachments". Esses arquivos podem ter qualquer formato.
sim, pode-se enviar imagens, textos, vídeos ou programas. Um cuidado muito importante deve ser tomado com o tamanho dos arquivos já que, sendo grandes podem "entupir" a caixa de mensagens dos destinatários. Como eles até podem não querer receber aquele anexo, sempre que possível indicar um link de onde o arquivo pode ser copiado.
7 Brigas e polémicas
Nunca escreva um e-mail quando estiver irritado ou com raiva.
Lembre-se: uma agressão por escrito é muito mais forte e duradoura do que uma agressão verbal.
Portanto, não utilize as listas de discussão para polémicas inúteis, pois nada acrescentam, inclusive porque a maioria de usuários inscritos não se interessa por este tipo de discussão e, simplesmente, apague as mensagens ou cria filtros para mensagens de certos usuários.
Objetivando manter um debate de qualidade e evitar problemas nunca responda mensagens agressivas ou polémicas. Alerte o moderador da comunidade para que ele tome providências. Você evitará um conflito e não tornará o ambiente desagradável.
8 Algumas convenções
O e-mail tem uma série de convenções de uso, próprias à sua linguagem:
Para enfatizar uma palavra, digite-a entre asteriscos (*assim*).
Uma palavra em letras maiúsculas e interpretada como grito ( ASSIM ). Assim sendo, nunca envie mensagens escritas só com maiúsculas (é como se o usuário estivesse a gritar).
O uso de abreviações é comum em mensagens informais.
9 Termos impróprios
Evite termos impróprios. Nunca escreva o que você não gostaria de receber.
10 Tamanho das mensagens
Evite mensagens demasiado curtas ou demasiado longas.
11 Arquivo de assinatura
Se usar um arquivo de assinatura, tem que ser curto.